Realizada pela Rede WWF, Hora do Planeta visa conscientizar as pessoas sobre a importância de restaurar a natureza e nossa relação com o meio ambiente
Muito mais do que apagar as luzes de fachadas, monumentos, residências e prédios públicos por 60 minutos, a Hora do Planeta é o maior e mais tradicional movimento global de conscientização sobre a natureza do mundo e visa engajar e conscientizar a população mundial sobre a importância de proteger e preservar o meio ambiente. O evento que todos os anos marca o último final de semana do mês de março, foi realizado no dia 26/03 (sábado) das 20h30 às 21h30 – Horário de Brasília.
Pela terceira vez consecutiva e ainda no contexto da pandemia, a Hora do Planeta – ação realizada pela Rede WWF – terá formato digital e trará como tema #ConstruaNossoFuturo. Ainda assim, o ato simbólico do movimento – o tradicional apagar de luzes de monumentos, fachadas e prédios históricos pelo mundo – ocorrerá normalmente. Conhecida globalmente como Earth Hour, a ação é realizada desde 2007, no ano passado a ação bateu recorde com a participação de 196 países.
“Além do impacto gerado em termos de envolvimento de pessoas, empresas e organizações na causa ambiental, é importante que os jovens e adultos participantes, escoteiros ou não, utilizem este momento para refletir sobre ações que podemos colocar em prática de forma simples e que já ajudam muito na construção de um mundo melhor e mais sustentável para todos”, aponta Rafael Macedo, presidente dos Escoteiros do Brasil.
Hora do Planeta irá abordar justiça climática
A Hora do Planeta 2022 no Brasil deu continuidade à mobilização e aos debates da COP-26, buscando dar visibilidade a projetos de restauração de ecossistemas e a vozes da juventude, dos povos tradicionais, dos indígenas, das comunidades extrativistas e das populações periféricas mais fragilizadas – pois são eles os que mais sofrem com a conta da injustiça climática.
Justiça climática é garantir que as pessoas que menos causam o aquecimento global, mas que são as primeiras e mais prejudicadas pela crise climática, tenham seus direitos preservados. Por exemplo, no campo, os agricultores que produzem de maneira responsável – cuidando da natureza para que seus recursos sejam suficientes para o agora e assegurando que não acabem amanhã – sofrem com as secas extremas ou o excesso de chuvas por conta das mudanças climáticas e perdem suas produções e fonte de renda.
“E esses são apenas os efeitos imediatos, assim como acontece com as enchentes nas grandes cidades. É fácil perceber que esse e outros grandes desafios ambientais não são questões só da natureza. O cenário e os problemas atuais impactam tanto o meio ambiente, quanto as pessoas. Por isso, a importância de construir hoje um futuro mais justo, saudável e harmonioso para todos”, explica Giselli Cavalcanti, Estrategista de Campanhas do WWF-Brasil.
Escoteiros do Brasil e Hora do Planeta: parceria de longa data
A Hora do Planeta é o principal movimento ambiental global da rede WWF. Lançada em Sydney em 2007, a Hora do Planeta cresceu e se tornou um dos maiores movimentos de base do mundo para o meio ambiente, inspirando indivíduos, comunidades, empresas e organizações em mais de 180 países e territórios a tomar ações ambientais tangíveis por mais de uma década.
Historicamente, a Hora do Planeta se concentrou na crise climática. Mais recentemente, tem abordado outras questões que permeiam a perda da natureza. Informalmente, os Escoteiros do Brasil são parceiros do WWF-Brasil em projetos como a Hora do Planeta há mais 10 anos, mas somente em 2019 foi que ambas instituições assinaram a parceria, fortalecendo as ações de interesse mútuo.
O Grupo Escoteiro Uirapuru apoia a Hora do Planeta incentivando os seus membros a se engajarem desde suas casas. Neste ano a preparação se iniciou nas atividades da tarde com a confecção de lamparinas.